COLUNA: Algumas possíveis teorias sobre os acontecimentos de “Star Wars VIII”

A contagem regressiva para Star Wars VIII: Os Últimos Jedi está na reta final! E pensando nisso, nós preparamos uma matéria bem legal para todo fã da saga ficar ainda mais ansioso para o filme.

Quem são os últimos Jedi? A Ordem Jedi vai mesmo acabar? Luke (Mark Hamill) será do Lado Sombrio da Força? Ele vai morrer? O que vai acontecer com a Princesa Leia (Carrie Fisher)? Essas e outras questões, vocês conferem agora:

1) Será realmente o fim dos Jedi?

Já destrinchamos a questão de quem é o último jedi (ou quem são os últimos), quando o nome do filme foi divulgado, e mais um pouco quando o título nacional foi revelado. Porém, a dúvida continua. Mais do que saber quem é o último Jedi, nos questionamos por que os Jedi deveriam acabar, como Luke Skywalker deixava claro no primeiro teaser revelado.

Sabemos que no início do filme, Luke será atualmente o último Jedi da história, e que Rey (Daisy Ridley) está treinando com ele os ensinamentos da Ordem Jedi, apesar de algumas hesitações do mestre. É bastante possível que um dos dois de fato seja o último Jedi do título – ou ambos sejam os últimos, caso a tradução esteja correta. Nós vamos super duas teorias aqui:

1.1) Luke vai descobrir um segredo obscuro sobre a história Jedi, jogar tudo para o alto, e decidir que não vai ensinar ninguém mais a se tornar um Jedi. Assim, com o treinamento de Luke, Rey se tornaria um novo tipo de usuária da Força.

1.2) Luke vai treinar Rey com os ensinamentos Jedi e morrer durante os eventos do filme, deixando-a como a última Jedi da história.

 

2) O sabre de luz de Luke

Lembra do sabre de luz azul de Luke? Em Guerra nas Estrelas, o rapaz recebeu de Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness) a arma que era de seu pai, Anakin Skywalker (Hayden Christensen). Na batalha com Darth Vader em O Império Contra-Ataca, Luke perde a mão e o sabre desaparece nas profundezas da Cidade das Nuvens. Já em O Despertar da Força, a arma reaparece, escondida no castelo de Maz Kanata (Lupita Nyong’o). Depois de passar pelas mãos de Finn (John Boyega), eventualmente o sabre vai para Rey, que o leva para Luke.

Agora, a pergunta que não quer calar é: como o sabre foi parar nas mãos de Maz Kanata? Então, vamos lá! Nós tentamos explicar isso:  O que se sabe é que ela passou séculos viajando pela galáxia, coletando antiguidades e bugigangas que guardou em depósitos e cofres em seu castelo. Um desses itens foi o sabre de luz. Por ser sensitiva à Força, ela sabia que a arma pertencia a Luke. O curioso é que, apesar de conhecer Han Solo (Harrison Ford), amigo e cunhado de Skywalker, nunca mencionara esse fato para ele.

Outra questão que se levanta é que, quando perdeu sua arma, Luke construiu o sabre de luz verde, visto em O Retorno de Jedi. De acordo com as prévias de Os Últimos Jedi e um produto temático divulgado, o personagem de Mark Hamill vai empunhar o sabre azul, assim como Rey, em seu treinamento Jedi. E onde estaria o sabre verde? Foi perdido quando Luke fugiu, envergonhado pela traição de Kylo Ren (Adam Driver)? Ou o Jedi se livrou da arma propositalmente para jamais ser encontrado por causa dela?

 

3) Os soldados/seguidores de Kylo Ren

A partir dos eventos de O Despertar da Força, sabemos que Ben Solo, filho de Han Solo com a Princesa Leia e aprendiz de Luke, foi seduzido pelo Lado Sombrio da Força. Ele destruiu tudo que Luke tentou construir, deixando seu Templo Jedi em chamas. Adotando a identidade de Kylo Ren, o jovem se tornou aprendiz do Líder Supremo Snoke e membro dos Cavaleiros de Ren.

E se Ben (Kylo) não foi o único pupilo de Luke Skywalker que se perdeu para o Lado Sombrio? E se os Cavaleiros de Ren são de fato seus antigos aprendizes? Uma teoria de fã sugere que todos eles eram jovens estudando o caminho Jedi e talvez todos tenham se tornado maus seguindo o exemplo de Kylo.

Isso porque Ben ou qualquer outro pode ter tido tendências para a Escuridão, levantando a ira e o medo de Luke, que reagiu conforme seus instintos, exilando-o ou batalhando com ele. Como a cena da destruição do Templo Jedi não foi mostrada no filme, é possível que tenha sido ato não só de Ben, mas também de outros aprendizes. Nesse caso, o peso de ter falhado com não só um, mas todos os seus estudantes, teria sido suficiente para incitar o exílio de Luke.

 

4) O futuro da General Leia Organa

O repentino falecimento da atriz Carrie Fisher em Dezembro do ano passado – leia aqui – gerou a dúvida sobre o destino da General Leia Organa. Foi considerado recriar a atriz digitalmente, possibilidade que foi autorizada pela família de Fisher. Felizmente, não foi preciso pois, antes de morrer, ela havia terminado de gravar suas cenas para o filme.

Mas o que isso quer dizer para a heroína? Será que o novo filme deixará um gancho para um final que nunca acontecerá? Ou alguma forma sua personagem vai desaparecer? Isso nos faz crer que Leia poderia:

4.1) Morrer cinematograficamente!

Por mais que a Lucasfilm quisesse que originalmente o Episódio IX fosse focado na personagem de Carrie Fisher, matar Leia seria uma saída fácil para tirá-la da trama para sempre. Entretanto, esta seria uma decisão bastante insensível por parte dos produtores. Os fãs certamente chorariam nos cinemas – mais por Carrie do que por Leia. Esse fato também pode acontecer em algum livro ou quadrinho que se passe entre os eventos de Os Últimos Jedi e o Episódio IX, e justificaria a ausência da personagem no filme seguinte.

4.2) Desaparecer no universo!

Outra opção seria que a personagem simplesmente desaparecesse da trama do Episódio IX, sendo somente mencionada sua ausência. Uma decisão que deixaria os fãs mais uma vez entristecidos e com uma pulga na orelha sobre onde ela poderia estar. Mas é uma possibilidade real, considerando que o filme seguinte originalmente seria focado em Leia.

 

5) Qual é a verdadeira identidade do Líder Supremo Snoke?

Uma das maiores teorias do filme é sobre a identidade do Líder Supremo Snoke (Andy Serkis). Enquanto o diretor Rian Johnson revelou que não vai explorar o passado do personagem, há diversas especulações sobre quem ele pode ser.

5.1) Darth Plagueis

Mestre do Imperador Palpatine, Darth Plagueis foi um Lorde Sith que teria encontrado uma maneira de enganar a morte. Uma das principais evidências, é que um fã percebeu que a trilha sonora tocada quando Palpatine (Ian McDiarmid) conta a Anakin (Hayden Christensen) a história de Darth Plagueis em A Vingança dos Sith é quase idêntica ao tema de Snoke em O Despertar da Força.

5.2) O Escolhido

Se levarmos em conta que midi-chlorians existem no universo Star Wars, é preciso considerar que Darth Plagueis tentou influenciar a Força para criar vida. Algumas teorias sugerem que essa manipulação de células resultou no nascimento de Anakin Skywalker, que não tinha pai. Parte de um experimento falho para criar o ser perfeito, o Escolhido.

Especulações sugerem que esse mesmo processo contribuiu para a criação de Snoke, uma espécie de gêmeo da Força de Anakin. Isso explicaria sua origem desconhecida, suas poderosas habilidades com a Força e seu corpo danificado.

5.3) Snoke realmente é um personagem totalmente novo! Será?

Pode ser que o Líder Supremo seja alguém que nunca tenha sido visto ou mencionado anteriormente. Essa teoria é reforçada pelo fato de que o diretor Rian Johnson comentou que não vai explorar o passado do personagem, e Andy Serkis afirmou que Snoke é uma nova adição ao enredo.

 

Agora é a sua vez!

Você tem uma teoria sobre o novo filme da franquia (que chegará aos cinemas dentro de sete dias)? Nos conte nos comentários!

Este artigo não possui comentários